Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Nutricionista ganha título de mestre com trabalho que analisa as ocorrências de covid-19 no setor de frigoríficos

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (PPGSPMA), credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Nathália Assis Porfírio, orientada pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e uma das coordenadoras da Rede Trabalhadores & Covid – 19 Rita Mattos, apresentou a sua dissertação “Análise das ocorrências de covid-19 do setor de frigoríficos nas regiões de saúde do estado de Santa Catarina” para obter o título de mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente.

O trabalho da nutricionista mostrou como os ambientes de frigoríficos são propícios para os espalhamentos do SARS-CoV-2, destacando a relevância das interações entre a dinâmica do trabalho nos frigoríficos e a propagação do vírus na região de Santa Catarina.

Os resultados apresentados pela aluna, obtidos no período de 2020 a 2022, revelaram que várias regiões de saúde na região Sul do Brasil tiveram taxas de infecção superiores à média estadual, demonstrando a complexidade da dinâmica da Covid-19 nesses locais. Para fazer a análise, foi utilizado dados de Boletins epidemiológicos de Santa Cataria e o SISTRA.

Além disso, o trabalho objetivou estimar as taxas e proporções de casos confirmados de Covid-19 no estado de Santa Catarina, identificar quais as regiões com maior taxa de Covid-19 no período e comparar com o estado de Santa Catarina, verificar quais municípios dentro das regiões com maior taxa têm o maior número de casos confirmados de Covid-19.

Segundo Nathalia, toda a pesquisa constatou que a pandemia da Covid-19 “impactou significativamente os trabalhadores do setor frigorífico, tornando-se uma das principais causas de afastamento laboral no Brasil. A aglomeração de funcionários nas linhas de produção, as condições ambientais controladas, como o frio e a baixa taxa de renovação do ar, e a intensiva mão de obra nesse setor contribuíram para a disseminação do vírus”.

A aluna foi aprovada pela banca composta pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fabrício Menegon, pela pesquisadora do Cesteh e coordenadora da Rede Trabalhadores & Covid-19 Liliane Teixeira e como convidado o médico da saúde do trabalhador Roberto Ruiz.

Rede Trabalhadores & Covid-19 e frigoríficos

A Rede de Informações sobre a Exposição aos Agentes da SARS-Cov-2 vem contribuindo para a prevenção e o enfrentamento da pandemia da Covid-19 orientando o setor frigorífico desde o início do projeto. A classe foi uma das que solicitou ajuda ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) para que orientações fossem emitidas a fim de como esses trabalhadores deveriam enfrentar a pandemia da Covid-19. Desde então, a Rede emitiu um Informe destinado aos trabalhadores e empregadores da indústria de abate e processamento de carnes e derivados, além de parcerias com sindicatos e participações em atividades destinadas ao setor contribuindo para futuras ações de proteção a saúde dos trabalhadores.