por cdc.gov
3 de julho de 2024 – Um caso humano de infecção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) A(H5) (“gripe aviária H5”) nos Estados Unidos foi identificado no estado do Colorado. Este é o quarto caso associado a um surto multiestadual contínuo de A(H5N1) em vacas leiteiras e o primeiro no Colorado. Casos anteriores foram relatados no Texas (1) e Michigan (2). Assim como em casos anteriores, a pessoa é trabalhadora de uma fazenda leiteira onde as vacas testaram positivo para o vírus A(H5N1). A pessoa relatou apenas sintomas oculares, recebeu tratamento com oseltamivir e se recuperou. O CDC tem acompanhado de perto os sistemas de vigilância da gripe, particularmente nos estados afetados, e não houve nenhum sinal de atividade incomum da gripe nas pessoas, inclusive na vigilância sindrômica.
Com base nas informações disponíveis no momento, essa infecção não altera a atual avaliação de risco à saúde humana da gripe aviária H5N1 do CDC para o público em geral dos EUA, que a agência considera baixa. No entanto, esse desenvolvimento ressalta a importância das precauções recomendadas em pessoas com exposição a animais infectados. As pessoas com exposições próximas ou prolongadas e desprotegidas a aves ou outros animais infectados (incluindo gado), ou a ambientes contaminados por aves ou outros animais infectados, estão em maior risco de infecção.
Histórico do caso
Um trabalhador de laticínios que estava sendo monitorado por causa de sua exposição ao trabalho a bovinos infectados pelo vírus H5N1 relatou sintomas às autoridades de saúde do estado. Os resultados dos testes foram inconclusivos no estado. Os espécimes encaminhados ao CDC para testes adicionais foram positivos para influenza A(H5). O estado foi então notificado dos resultados. A designação da neuraminidase do vírus influenza (o N no subtipo) está pendente de sequenciamento genético no CDC. As tentativas de sequenciar o vírus na amostra clínica estão em andamento e serão disponibilizadas dentro de 1-2 dias, se bem-sucedidas. Uma análise genética adicional buscará quaisquer alterações no vírus que possam alterar a avaliação de risco da agência.
Atividades do CDC
Este caso foi detectado através da implementação pelo estado das estratégias de monitoramento e testagem recomendadas pelo CDC em pessoas expostas. Além da vigilância reforçada e direcionada, o CDC também:
- Realizou inúmeras ligações com secretarias estaduais e municipais de saúde para aumentar a preparação
- Tomadas medidas para melhorar o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores agrícolas
- Recomendações provisórias atualizadas para a proteção dos trabalhadores para incluir aqueles que trabalham com vacas leiteiras
- Realizou inúmeras chamadas com grupos que representam os trabalhadores rurais
- Começou a divulgação digital paga direcionada nos municípios afetados para alcançar os trabalhadores rurais com informações sobre a prevenção da gripe aviária e o que fazer se eles desenvolverem sintomas.
Recomendações do CDC
- As pessoas devem evitar exposições próximas, longas ou desprotegidas a animais doentes ou mortos, incluindo aves selvagens, aves de capoeira, outras aves domesticadas e outros animais selvagens ou domesticados (incluindo vacas).
- As pessoas também devem evitar exposições desprotegidas a cocô de animais, cama (cama), leite não pasteurizado (“cru”) ou materiais que tenham sido tocados por, ou perto de, aves ou outros animais com suspeita ou confirmação ou confirmação do vírus A(H5N1).
- O CDC tem recomendações provisórias para prevenção, monitoramento e investigações de saúde pública de infecções pelo vírus A(H5N1) em pessoas. O CDC também atualizou as recomendações para proteção ao trabalhador e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Seguir essas recomendações é fundamental para reduzir o risco de uma pessoa e conter o risco geral de saúde pública.
Mais informações sobre A(H5N1) estão disponíveis no site do CDC em https://www.cdc.gov/flu/avianflu/avian-flu-summary.htm.