Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

H5N1: Rede Trabalhadores & Covid-19 se reuniu com sindicatos de frigoríficos

A equipe da Rede Trabalhadores & Covid-19 se reuniu com representantes de diversos sindicatos de frigoríficos da região sul do país para apresentar a Nota Técnica e o Informe 12, elaborados pela Rede, sobre o vírus H5N1, responsável pela Gripe aviária que afeta diretamente essa classe trabalhadora. A atividade foi coordenada pelo médico e integrante da Rede, Roberto Ruiz e teve como objetivo, além da apresentação dos documentos, escutar queixas demandas dos trabalhadores referentes ao seu ambiente de trabalho e orientá-los a respeito da Influenza.

A coordenadora do projeto Rita Mattos apresentou o trabalho realizado pela Rede, além de explicar mais a fundo sobre o vírus, a doença e dar recomendações para o caso de contaminação da H5N1 nesses ambientes de trabalho. “Estamos colocando a Rede a disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos referente a esse e a qualquer outro assunto relacionado a saúde do trabalhador”, salientou a coordenadora, que também se comprometeu a continuar buscando informações sobre a doença e sobre outra queixa levantada pelos trabalhadores: a exposição aguda e crônica pela amônia, substância presente em frigoríficos.

Já Ruiz, o médico e integrante da Rede salientou que alertar os trabalhadores neste momento é importante para que possa evitar situações como a da Covid-19. “Mesmo que a doença ainda esteja apenas diagnosticada em animais selvagens, corremos o risco de animais contaminados chegarem até os frigoríficos e, consequentemente, acontecer o espalhamento da doença, não só nas empresas como para a população em geral”.

A também integrante da Rede Trabalhadores & Covid-19 Isabele Campos reforçou as informações já apresentadas mostrando a atualização epidemiológica publicada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), devido a expansão dos surtos de influenza aviária de alta patogenicidade em aves, que até o momento foram notificados em 17 países da Região das Américas e a confirmação de duas infecções humanas causadas pela influenza A(H5N1) na América Latina e no Caribe, além da atualização dos casos no Brasil disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Estiveram presentes na reunião representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná, da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Brasileira de Proteína Animal, Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região e da Universidade Federal de São Carlos