A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil (Rede Trabalhadores & Covid-19) publicou, na última sexta-feira, dia 28 de janeiro, uma nota técnica sobre períodos de isolamento e quarentena recomendados pela Rede Trabalhadores & Covid-19. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC/EUA) atualizaram e reduziram o período de quarentena para a população vacinada em geral. Segundo a nota, diversas secretarias de Saúde de estados e municípios estão emitindo atestados de acordo com as orientações do CDC, ou seja, um número menor de dias em comparação à primeira recomendação da OMS, que eram de 14 dias. Mas a nota chama a atenção para pontos que precisam ser destacados nessa orientação do CDC, por exemplo, o monitoramento dos sinais e sintomas até o 14º dia e o reforço das medidas gerais de prevenção e controle.
Além disso, a nota destaca um ponto importante do documento do CDC, disposto no final do texto, salientando que tais recomendações “não substituem as leis, regras e regulamentos estaduais, locais, tribais ou territoriais, nem se aplicam aos profissionais de Saúde para os quais o CDC atualizou as orientações”, o que não vem sendo considerado por alguns gestores, como diz a nota técnica.
Porém, a nota considera que “a nova recomendação pode levar ao aumento potencial da transmissão devido à redução do tempo de isolamento/quarentena, em se tratando do vírus SARS-CoV-2, que já possui centenas de variantes”, além de outras epidemias que enfrentamos simultaneamente, como epidemia de Influenza e por quadros clínicos de coinfecção, Covid-19 e Influenza.
Diante disso, analisando as evidencias cientificas e todas as orientações publicadas e as recomendações da Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil, o documento conclui que dez dias é o período adequado para isolamento/ quarentena nas condições sociais brasileiras, junto as demais ações de vigilância em saúde.
Leia a Nota Técnica sobre períodos de isolamento e quarentena recomendados pela Rede Trabalhadores & Covid-19 clicando aqui.
O documento também orienta o acesse aos links dos informes publicado pela Rede Trabalhadores & Covid-19 enquanto subsídios para condutas e rotinas em relação as vacinas (Informe 7) e sobre testes e imunidade (Informe 8), para trabalhadores.
Fonte: CLIQUE AQUI