Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Rede Trabalhadores e Covid-19 lança caderno com orientações para trabalhadores com pós-Covid

A Rede Trabalhadores e Covid-19 apresentou, na última semana, os pré-resultados do estudo Covid Longa em Trabalhadores Offshore e lançou o Caderno de orientações e sugestões para trabalhadores com condição pós-Covid. O documento traz diretrizes clínicas, orientações de manejo e recomendações trabalhistas para pessoas que apresentam efeitos tardios das condições pós-Covid.

Produzido para apoiar trabalhadores, equipes de saúde, gestores e serviços de vigilância, o caderno foi apresentado pela coordenadora da Rede, Liliane Teixeira, a especialistas convidados, estudantes, trabalhadores e parceiros envolvidos no projeto.

Criada em 2020, em plena pandemia, a Rede Trabalhadores e Covid-19 segue ativa devido ao elevado número de casos de condições pós-Covid entre trabalhadores essenciais que não atuam na saúde. Dentro da Rede, foi desenvolvido o Estudo de coorte sobre morbimortalidade relacionada às condições pós-Covid-19 em trabalhadores offshore, conhecido como Covid Longa em Trabalhadores Offshore, que teve o novo caderno como um de seus principais produtos.

Segundo Liliane, a equipe realizou uma revisão de escopo com quase 7 mil artigos, além de cadernos internacionais e materiais de referência sobre pós-Covid. O levantamento identificou 40 guias existentes, todos voltados a pacientes em geral, sem enfoque em saúde do trabalhador. “Vimos a necessidade de elaborar orientações específicas para esse público”, afirmou.

O caderno reúne orientações práticas sobre acesso à assistência, reabilitação e direitos trabalhistas, incluindo informações sobre aposentadoria. Também apresenta um manejo clínico voltado para a atenção básica, Cerest e Renast, descrevendo condutas e critérios de identificação de risco para condições pós-Covid. “No manejo clínico, orientamos como diferenciar pacientes com risco alto ou baixo para a condição”, explicou Liliane.

As orientações foram aplicadas em trabalhadores do setor de óleo e gás em Macaé, última etapa do estudo. “Encerramos a coleta e estamos analisando os dados, que têm se mostrado promissores. Percebemos que o caderno tem ótima aplicabilidade para trabalhadores offshore e pode ser útil também para outras categorias profissionais”, destacou a coordenadora.

O próximo desafio, segundo Liliane, é apoiar a atenção básica na implementação das orientações. Durante o seminário de apresentação, especialistas sugeriram a construção de um itinerário informativo baseado nos principais sintomas da Covid longa, de forma a facilitar o uso do material no cotidiano dos serviços.

Leia o Caderno de orientações e sugestões para trabalhadores com condição pós-covid clicando aqui.