Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Tuberculose é o tema do 15°Informe da Rede Trabalhadores & Covid-19

A Rede Trabalhadores & Covid-19 publica o seu 15° Informe. Dessa vez, trata-se da Tuberculose no ambiente de trabalho, doença que atingiu mais de 80mil registro no Brasil no ano de 2023.

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível de pessoa para pessoa, causada pelo Bacilo de Koch. A forma mais conhecida é a tuberculose pulmonar cujos sintomas mais comuns são tosse por mais de duas semanas, com escarro amarelado, podendo ter raios de sangue. Mesmo desconhecido por muita gente, a doença também pode aparecer em outras partes do corpo, como gânglios, ossos, rins e até o cérebro e meninges.

O informe traz pontos importantes sobre a transmissão, diagnóstico e tratamento da doença. No documento fica salientado que “caso o trabalhador com tuberculose seja bacilífero (tem a presença da bactéria conhecida como bacilo de Koch no escarro) e atue em espaços pequenos e pouco ventilados, isso pode aumentar o risco de transmissão da doença, principalmente se houver muitos trabalhadores presentes nesse mesmo espaço. Esse trabalhador deve ser afastado compulsoriamente pelo período de tratamento e caso a doença tenha relação com o ambiente de trabalho, a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), deve ser emitida”.

Outro ponto importante no Informe é o afastamento das funções de trabalho. Segundo o documento, o trabalhador ou trabalhadora que adquirir a doença precisa ser afastado imediatamente por, no mínimo, um mês. Posterior a isso, o trabalhador precisa ser acompanhado, e só poder retornar as suas atividades caso seus exames posteriores apresentem resultado negativo para a doença, sem o risco de demissão. “A Lei n.° 9.029/19952, proíbe demissão da ou do trabalhador por ter contraído tuberculose, permitindo a solicitação judicial de readmissão com ressarcimento da remuneração”

O boletim é destinado para trabalhadores e trabalhadoras de todos os ramos produtivos, principalmente os que exercem o seu trabalho em ambientes fechados, profissionais de saúde e empregadores.

Trabalhador, fique alerta aos sintomas

 

Clique aqui e leia o Informe 15 completo