Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Questionário sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 recebe apoio de sindicatos

O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível da Bahia (Sinposba) é um dos sindicatos que está apoiando a “Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil”.  O sindicato disponibilizou em seu site e nas suas redes sociais as informações sobre a pesquisa, além de explicações sobre o projeto. 

Além do Sinposba, o programa de rádio “Minuto mais Saúde” da rádio web literária “Carrapato”, que vai ao ar aos sábados. O programa, com abrangência nacional, falou sobre a pesquisa e contou com a participação de uma das coordenadoras do projeto, Liliane Teixeira.

Questionário Digital

O questionário lançado pela Rede é um instrumento de comunicação de risco nos ambientes de trabalho, a partir do registro de dados sobre organização do trabalho e percepção de risco, que serão preenchidos pelos próprios trabalhadores. Esse questionário está dividido em duas modalidades: a primeira que aborda a estrutura de trabalho presencial, e a segunda, o trabalho remoto. Os dados oriundos deste inquérito serão unificados posteriormente. A estrutura temática passa por temas como: saúde, ambiente de trabalho, avaliação de risco, medida de prevenção e proteção, assistência médica, formas de participação dos trabalhadores no controle e automação dos processos de trabalho.

A estrutura escolhida para o armazenamento do questionário foi a Redcap devido à segurança de dados, recursos de guardar as informações, análise de dados latitudinais, dentre outros. Para facilitar ainda mais o preenchimento, foi elaborado um card explicativo com orientações do preenchimento.

Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil

A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.

O projeto está dividido em quatro eixos — Comunicação em Saúde e Informação, Monitoramento dos trabalhadores expostos, Mobilização, articulação e advocay e Registro e memórias. A rede é constituída pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), incluindo o Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), a Plataforma Renast On-line – Fiocruz Brasília, a Universidade Federal da Paraíba e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho (Diesat).

Instituições internacionais também estão na articulação feita pela rede para dinamizar o trabalho e cooperar com o desenvolvimento das metodologias do projeto, com base em três áreas do conhecimento, ciência da computação — pela The University of British Columbia, epidemiologia ocupacional — pela Fondazione IRCCS Ca’ Granda Ospedale Maggiore Policlinico e ação coletiva — pela Universidad Nacional de Colombia.

Para conhecer os informativos da Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil clique aqui.

Fonte: CLIQUE AQUI