A Rede Trabalhadores & Covid-19 elaborou orientações técnicas sobre o transporte de trabalhadores(as) offshore contaminados pelo SARS-CoV-2 e contactantes. O texto foi uma demanda do Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Segundo o Sindicato, a Petrobrás novamente “volta a não observar preceitos básicos na proteção dos trabalhadores para com doenças infectocontagiosas”. Segundo relatos, atualmente, a empresa está transportando trabalhadores suspeitos de doenças infectocontagiosas, no mesmo transporte dos trabalhadores sem suspeita.
Para esclarecimento tanto dos trabalhadores, quanto dos empregadores o documento leva informação sobre triagem e monitoramento dos trabalhadores, o gerenciamento da situação de trabalhadores sintomáticos e os procedimentos de higienização do meio de transporte (aéreo/terrestre) utilizado para embarque e desembarque das plataformas.
Uma das recomendações são baseadas no Food and Drug Administration (FDA/USA). São orientações voltados os profissionais de saúde das empresas que é responsável por fazer a triagem desses trabalhadores.