Na próxima semana, nos dias 29 e 30 de agosto, na varanda da Fiotec, das 9h às 17h, a Rede Trabalhadores & Covid-19 reunirá diversos especialistas para a elaboração do Guia de Manejo Clínico, o documento que visa estabelecer critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde do trabalhador a ser utilizado na próxima fase do projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”.
Segundo a coordenadora do projeto e pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Liliane Teixeira a atividade visa debater as contribuições já enviadas pelos especialistas para a elaboração do Guia de Manejo Clínico. “Essas contribuições estão sendo avaliadas e serão apresentadas na atividade. Além disso, serão feitas grandes discussões sobre monitoramento da Saúde do Trabalhador com Covid Longa, legislação, nexo causal e indicadores epidemiológicos sobre Covid Longa em trabalhadores. Então, será um evento importante para área de pesquisa, com a participação de pessoas com muita experiência, não só em Covid Longa, mas em Saúde do Trabalhador”, salientou a coordenadora.
Estarão presentes especialistas tanto da parte clínica, como da Atenção Básica da Saúde do Trabalhador, laboratorial e Epidemiológica das principais instituições de saúde do país, além de representantes sindicais e sociais. Para a abertura da atividade foram convidadas a representante da Vice-presidência de Ambiente , Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) coordenadora de Atenção à Saúde Patrícia Canto, a diretora do Instituto Nacional de Infectologia (INI) Valdiléa Veloso, a vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Fátima Rocha, o coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Luiz Cláudio Meirelles e a coordenadora da Rede Trabalhadores e Covid-19 e pesquisadora do Cesteh/ENSP/Fiocruz Rita Mattos e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Maria Julina Moura Correa.