Nos dias 29 e 30 de agosto, a Rede Trabalhadores & Covid-19 realizou o Painel de Especialistas para avaliação do Guia de Manejo para conduzir práticas clínicas de Covid Longa em trabalhadores, que faz parte do projeto ”Estudo de coorte sobre morbimortalidade relacionada à condição pós-Covid-19 em trabalhadores Offshore” .
A atividade reuniu diversos pesquisadores para avaliar e debater o documento que irá nortear as próximas ações e etapas do projeto da Rede. A mesa de abertura contou com a participação da então diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Maria Juliana Moura Correa, que ressaltou a importância da elaboração do guia já que não existe, ainda, nenhum documento que direcione as ações voltadas para os trabalhadores e trabalhadoras sobre a Covid Longa em nível nacional. A diretora do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso, falou sobre o fortalecimento da parceria entre o instituto e a Rede Trabalhadores. “Esse manual é de extrema valia. Com ele, vamos poder ter o monitoramento da implementação das condutas e continuar o atualizando com o conhecimento que está sendo gerado”. Já a vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Fátima Rocha, parabenizou a Rede por todas as etapas já realizadas, além de ressaltar a importância de projetos voltados para a melhoria da saúde do trabalhador. O coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Luiz Cláudio Meirelles, destacou como a discussão e os resultados da atividade podem contribuir para ações de atendimento aos trabalhadores, até mesmo no Cesteh. A coordenadora da Rede Trabalhadores & Covid-19 Rita Mattos agradeceu a todos os presentes e salientou que, apesar do Guia está sendo discutido para a classe petroleira, a ideia é que ele seja utilizado para todas as classes trabalhadoras.
Também participaram da atividade o diretor da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e integrante da diretoria colegiada do Sindipetro NF, Raimundo Teles e o diretor e coordenador de saúde e segurança da FNP e do Sindipetro Litoral Paulista Marcelo Juvenal representando os petroleiros, um dos públicos-alvos do guia.
No primeiro dia de atividade, na parte da manhã, após a mesa de abertura, a pesquisadora e coordenadora da Rede Liliane Teixeira apresentou o projeto Covid longa em Trabalhadores Offshore e fez a devolutiva da primeira etapa do método Delphi, com as sugestões encaminhadas pelos especialistas. Na parte da tarde, os especialistas debateram sobre os temas Covid longa e Saúde do Trabalhador e estratificação dos grupos de Covid Longa.
O segundo dia de atividade foi aberto com a fala do vice-diretor de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) ,Hermano Castro, sobre como o projeto contribuirá, ainda mais, para os debates sobre a Covid Longa em todos os campos das pesquisas científicas. Após a sua fala, foram apresentados os encaminhamentos debatidos no dia anterior, a discussão sobre monitoramento e indicadores epidemiológicos, além de uma longa discussão para aprimoramento do documento pelo ponto de vista dos diversos especialistas presentes, dentre eles cardiologistas, epidemiologistas, psicólogos, nutricionistas, dermatologistas, dentre outros.
O próximo passo do projeto será a atualização do guia para o lançamento oficial do projeto no município de Macaé e a coleta do material biológico dos trabalhadores.