No mês de janeiro, o Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) recebeu a visita do pesquisador português João Paulo Teixeira, chefe da Unidade de Saúde Ambiental, do Departamento de Saúde Ambiental, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Jorge Ricardo (INSA). O pesquisador visitou o Cesteh após conhecer a equipe do laboratório no congresso científico ToxiLatin 2023, realizado em setembro na cidade de Belo Horizonte – MG.
O pesquisador conheceu o laboratório do Cesteh e fez questão de conversar com cada responsável de setor, além de conhecer o parque instrumental. Após a visita, a vice coordenadora de pesquisa, Liliane Teixeira, junto com o chefe do laboratório, Júlio Rosa e os integrantes do laboratório Leandro Carvalho, Renato Borges e Ana Cristina Simões, apresentaram os projetos de pesquisa em andamento no Centro. A visita gerou parcerias, como explica a vice coordenadora de pesquisa do Cesteh, Liliane Teixeira. “Fechamos uma parceria no projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”, coordenado por mim e pela coordenadora do Cesteh Rita Mattos, além de um projeto com brigadistas envolvidos em queimadas no território nacional para comparação de dados com os da Europa e uma parceria de biomonitoramento de substâncias químicas relacionadas a saúde do trabalhador”.
Para o integrante do laboratório do Cesteh Leandro Carvalho a visita do pesquisador irá agregar em algumas ações futuras do Centro. “Essa visita permite o avanço em conversas sobre possíveis parcerias de trabalho entre as 2 instituições – Fiocruz e o INSA – uma vez que, assim como o nosso laboratório, Dr. João Paulo atua no campo da Saúde do Trabalhador e Ambiental”, salientou.
João Paulo Teixeira, Doutor em Ciências Médicas, é diretor da Unidade de Pesquisa do Departamento de Saúde Ambiental de Instituto Nacional de Saúde, em Porto, Portugal. Atualmente, também é membro eleito do executivo Comité da EUROTOX (Associação dos Europeus Toxicologistas e Sociedades Europeias de Toxicologia), vice-presidente da AP Tox (Sociedade Portuguesa de Toxicologia), coordenador da Secção de Toxicologia da SPF (Sociedade Portuguesa de Farmacologia) (SPF), e coordenador do Grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial do ISPUP (Instituto de Saúde da Universidade do Porto). No seu serviço ativo à comunidade científica, atuou, por convite, como perito no IARC/OMS (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer/Organização Mundial da Saúde) painel para a avaliação do risco cancerígeno da exposição humana ao estireno e em outros comités de avaliação da investigação da UE. Tem coordenado e participado vários consórcios de projetos de I&D internacionais e nacionais; atuou como editor associado e editor convidado em diversas revistas internacionais; e atuou como presidente/co-presidente e membro em vários congressos internacionais. A sua principal área de investigação é a Toxicologia, com especial interesse na área da saúde ocupacional e saúde ambiental, inclusive sobre a interação entre fatores genéticos e exposição. João Paulo Teixeira publicou mais de 300 artigos científicos/livro capítulos com revisão por pares e possui um índice h de 37.