As coordenadoras da Rede Trabalhadores & Covid-19, Liliane Teixeira e Rita Mattos, retornaram ao município de Macaé junto com uma equipe da Rede na última semana para dar andamento nas ações do projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”. Dessa vez, as pesquisadoras visitaram o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) para alinhar e formalizar parcerias e suporte para a nova etapa do projeto. As pesquisadoras se reuniram com a diretora do Instituto Cíntia Monteiro, com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Raquel de Souza e com a professora adjunta Flávia Borges para apresentar o projeto da Rede e firmar a colaboração para a etapa da coleta de sangue dos trabalhadores.
A ideia é a utilização do laboratório da universidade para abrigar e analisar as amostras coletadas, facilitando o processo de logística. A etapa de coleta terá início no segundo semestre do ano e terá base nos aeroportos de Macaé e Campos. Com uma equipe composta por médico, enfermeira e apoio de atendimento, a expectativa é de que sejam analisados 600 trabalhadores. Após a reunião, a equipe da Rede conheceu as dependências que serão utilizadas. O laboratório ocupa um prédio dentro da universidade e foi recentemente restaurado, com ampliação de salas e compra de insumos e equipamentos. O laboratório será reinaugurado no próximo dia 21 de junho, no dia da comemoração de 29 anos do Nupem/UFRJ. Para firmar a parceria, está sendo analisada a elaboração de um Acordo de Cooperação com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa de ambas as unidades.
Rede e Sindipetro – NF definem estratégias de comunicação.
Em reunião, também, com representantes do Sindipetro-NF, as pesquisadoras da Rede alinharam estratégias de comunicação e infraestrutura para a etapa de coleta. Na comunicação, a ideia é a utilização de um personagem para passar informações aos trabalhadores, despertando o interesse em participar da pesquisa, além de aproximá-los do projeto. Outro ponto abordado foi a utilização da van do sindicato para auxiliar na coleta de sangue. Representados pelo integrante do conselho fiscal Antonio Raimundo Teles Santos, a assistente social Maria das Graças Alcantara da Costa, o diretor do Sindipetro-NF Antonio Carlos Pereira (Bahia) e o médico do trabalho Ricardo Garcia, as ideias seguem para debate junto à diretoria do Sindicato no início do mês de julho.
Oficialmente, o lançamento do projeto e a oficialização das parcerias serão realizadas em uma cerimônia organizada pelas entidades no dia 12 de setembro. Estarão presentes representantes de cada uma das instituições e de procuradores do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) que financiam o projeto.